domingo, 14 de julho de 2013

Resenha do Livro "ANTICÂNCER"-


    Esse Livro do Doutor David Servan-Schreiber, é uma inspiração para a vida. Começando por sua própria história, pois era um renomado pesquisador, que descobriu por acaso o câncer, quando um estagiário faltou e ele mesmo teve que se submeter a uma tomografia , e descobriu um raríssimo tumor cerebral. Sua expectativa de vida era de 6 meses, e ele viveu por mais 20 anos.
     O livro traz suas buscas por revisões e trabalhos científicos, sobre como algumas mudanças de hábitos  e inclusões de determinados alimentos contribuem para ativar mecanismos imunológicos contra o câncer.         
      Infelizmente, ele ressalta que não encontrava tantos materiais disponíveis, pois para desenvolver  um medicamento por exemplo, como no caso do Taxol , foram gastos 500 milhões de dólares.( com retorno anual que ultrapassa 1 bilhão anual) . Porém não se pode patentear o brócolis, ou o curry por exemplo, por isso não atrai tantos interesses de financiadores para as pesquisas.
     Achei muito interessante que além da abordagem alimentar, cultural, e científica, ele também traz a abordagem psicológica, de como lidar com o diagnóstico e o tratamento e nossos principais medos,   além da  sensação de impotência, e ressaltando a importância de manter a  positividade e atividades em grupos de pessoas que passam pelo mesmo problema .
      Recomendo a leitura para um entendimento mais complexo das questões, mas vou colocar de forma resumida os principais enfoques:

   - Evitar sempre quando possível exposição a poluentes, fumaça de cigarro, produtos químicos. Evitar usar recipientes plásticos no micro-ondas e panelas com teflon riscadas
.
   -  Fazer atividade física por 20 a 30 minutos diários.

    - Tomar sol por 20 minutos por dia, quando possível . ( Nos horários mais amenos, para produzir Vitamina D)

    - Liberta-se do sentimento de impotência:
    Resolver traumas passados, Aprender a acolher as próprias emoções, Aprender a deixar as emoções se dissiparem sem se prender a elas, Encontrar uma pessoa com quem possa compartilhar as emoções.

 - Procurar comer produtos orgânicos e de animais alimentados a pasto.

- Reequilibrar a alimentação:
Evitar carboidratos simples ( açúcar, batata,doces,refrigerantes  e afins),  alimentos industrializados e de alto índice glicêmico, álcool, etc.

Incluir na alimentação:

- Proteínas: Peixes que contenham ômega 3 como Salmão , sardinha, atum ( mesmo em lata, conservados em azeite ou água, ovos que contenham ômega 3, Carne e aves orgânicas ( moderadamente)

 - Leguminosas: Lentilha, ervilha, grão de bico.

- Soja e derivados ( Menos para casos hormonais, como meu caso, pois ainda é controverso)
 
- Cereais Integrais- Pãos multigrãos, arroz integral ( ou brancos como Basmati ou Tailandês),Quinoa,Trigo para Quibe, Farelos e cereais, Sementes de Linhaça ( Para quem tem tumores que se alimentam de hormônios, tb deve consultar o oncologista antes)

- Gorduras : Evitar ômega 6 ( óleo de milho, soja), priorizar o ômega 3 e azeite de oliva.

-Legumes:
Crucíferas: Brócolis, Couve flor, Repolho - Ricos em Indol 3 Carbinol
(Inclusive estou querendo começar a tomar suplementação com esse produto, logo faço uma postagem específica.)
-Legumes ricos em Carotenos: Cenoura,batata-doce, inhame, abóboras, tomate , beterraba, etc.

-Cogumelos: Shitake, Shimeji, Paris, etc... 

-Ervas e condimentos:  
 -Cúrcuma: misturar com pimenta do reino e azeite.
-Curry
-Menta, tomilho,orégano, manjericão,alecrim....
-Salsa, Aipo
-Alho, cebola, alho- poró, cebolinha
-Canela
-Gengibre

-Probióticos: Iogurtes, Kefir, etc...

-Frutas: Frutas Vermelhas ( morango, framboesa, mirtilo,amora) ,Cereja, Cítricas, Caqui, Damasco, Suco de Romã.


-Nozes, Castanhas: Nozes e avelãs ( Ômega3, magnésio), Noz- pecã (Ácido Elágico), Amêndoa ( Magnésio), Castanha- do- pará ( Selênio)

- Sobremesas: Chocolate Meio Amargo ( 70% cacau).

-Bebidas:
-Chá -verde
-Vinho tinto (resveratol)- até uma taça por dia.
-Água filtrada, mineral.

Conheça mais um pouco sobre o livro, com as palavras do próprio Dr. David:


6 comentários:

  1. Cintia, eu já ouvi falar sobre o livro , mas ainda não li. Interessante mesmo, também concordo que uma melhor qualidade de vida ajuda a prevenir o câncer. Ótimo post!!! Um abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cintia. Sinto a necessidade de mudar "o rumo da vida".Vou procurar o livro.
    Abração,muita luz.

    ResponderExcluir
  3. Querida Cíntia, parabéns pelo post, pelo blog e pela luta!
    Este livro é realmente fantástico e eu sempre indico para os meus pacientes.
    Gostaria de compartilhar esse seu post no meu blog, estou escrevendo um texto sobre alimentação saudável e queria citar o livro, mas como você já fez a resenha, achei que seria legal só linkar você. Você permite?
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana! Esse livro é fantástico, super recomendo a todos que passaram pelo câncer ou querem adotar um estilo de vida saudável.... Por isso pode linkar ou reproduzir minha resenha...Claro que sim! Obrigada pelas palavras...

      Excluir
  4. Muito obgda por sua colaboração...paz luz amor muitaaa saúde no seu caminhar

    ResponderExcluir
  5. Oi Cíntia, eu acabei de ler este livro e sou estudante na área de nutrição. Quero muito me aprofundar nesta área não só para beneficio próprio mas também para ajudar quem muito necessita. Amei o seu resumo, bem fiel ao conteúdo.

    ResponderExcluir