domingo, 14 de julho de 2013

Resenha do Livro "ANTICÂNCER"-


    Esse Livro do Doutor David Servan-Schreiber, é uma inspiração para a vida. Começando por sua própria história, pois era um renomado pesquisador, que descobriu por acaso o câncer, quando um estagiário faltou e ele mesmo teve que se submeter a uma tomografia , e descobriu um raríssimo tumor cerebral. Sua expectativa de vida era de 6 meses, e ele viveu por mais 20 anos.
     O livro traz suas buscas por revisões e trabalhos científicos, sobre como algumas mudanças de hábitos  e inclusões de determinados alimentos contribuem para ativar mecanismos imunológicos contra o câncer.         
      Infelizmente, ele ressalta que não encontrava tantos materiais disponíveis, pois para desenvolver  um medicamento por exemplo, como no caso do Taxol , foram gastos 500 milhões de dólares.( com retorno anual que ultrapassa 1 bilhão anual) . Porém não se pode patentear o brócolis, ou o curry por exemplo, por isso não atrai tantos interesses de financiadores para as pesquisas.
     Achei muito interessante que além da abordagem alimentar, cultural, e científica, ele também traz a abordagem psicológica, de como lidar com o diagnóstico e o tratamento e nossos principais medos,   além da  sensação de impotência, e ressaltando a importância de manter a  positividade e atividades em grupos de pessoas que passam pelo mesmo problema .
      Recomendo a leitura para um entendimento mais complexo das questões, mas vou colocar de forma resumida os principais enfoques:

   - Evitar sempre quando possível exposição a poluentes, fumaça de cigarro, produtos químicos. Evitar usar recipientes plásticos no micro-ondas e panelas com teflon riscadas
.
   -  Fazer atividade física por 20 a 30 minutos diários.

    - Tomar sol por 20 minutos por dia, quando possível . ( Nos horários mais amenos, para produzir Vitamina D)

    - Liberta-se do sentimento de impotência:
    Resolver traumas passados, Aprender a acolher as próprias emoções, Aprender a deixar as emoções se dissiparem sem se prender a elas, Encontrar uma pessoa com quem possa compartilhar as emoções.

 - Procurar comer produtos orgânicos e de animais alimentados a pasto.

- Reequilibrar a alimentação:
Evitar carboidratos simples ( açúcar, batata,doces,refrigerantes  e afins),  alimentos industrializados e de alto índice glicêmico, álcool, etc.

Incluir na alimentação:

- Proteínas: Peixes que contenham ômega 3 como Salmão , sardinha, atum ( mesmo em lata, conservados em azeite ou água, ovos que contenham ômega 3, Carne e aves orgânicas ( moderadamente)

 - Leguminosas: Lentilha, ervilha, grão de bico.

- Soja e derivados ( Menos para casos hormonais, como meu caso, pois ainda é controverso)
 
- Cereais Integrais- Pãos multigrãos, arroz integral ( ou brancos como Basmati ou Tailandês),Quinoa,Trigo para Quibe, Farelos e cereais, Sementes de Linhaça ( Para quem tem tumores que se alimentam de hormônios, tb deve consultar o oncologista antes)

- Gorduras : Evitar ômega 6 ( óleo de milho, soja), priorizar o ômega 3 e azeite de oliva.

-Legumes:
Crucíferas: Brócolis, Couve flor, Repolho - Ricos em Indol 3 Carbinol
(Inclusive estou querendo começar a tomar suplementação com esse produto, logo faço uma postagem específica.)
-Legumes ricos em Carotenos: Cenoura,batata-doce, inhame, abóboras, tomate , beterraba, etc.

-Cogumelos: Shitake, Shimeji, Paris, etc... 

-Ervas e condimentos:  
 -Cúrcuma: misturar com pimenta do reino e azeite.
-Curry
-Menta, tomilho,orégano, manjericão,alecrim....
-Salsa, Aipo
-Alho, cebola, alho- poró, cebolinha
-Canela
-Gengibre

-Probióticos: Iogurtes, Kefir, etc...

-Frutas: Frutas Vermelhas ( morango, framboesa, mirtilo,amora) ,Cereja, Cítricas, Caqui, Damasco, Suco de Romã.


-Nozes, Castanhas: Nozes e avelãs ( Ômega3, magnésio), Noz- pecã (Ácido Elágico), Amêndoa ( Magnésio), Castanha- do- pará ( Selênio)

- Sobremesas: Chocolate Meio Amargo ( 70% cacau).

-Bebidas:
-Chá -verde
-Vinho tinto (resveratol)- até uma taça por dia.
-Água filtrada, mineral.

Conheça mais um pouco sobre o livro, com as palavras do próprio Dr. David:


4 comentários:

  1. Cintia, eu já ouvi falar sobre o livro , mas ainda não li. Interessante mesmo, também concordo que uma melhor qualidade de vida ajuda a prevenir o câncer. Ótimo post!!! Um abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cintia. Sinto a necessidade de mudar "o rumo da vida".Vou procurar o livro.
    Abração,muita luz.

    ResponderExcluir
  3. Querida Cíntia, parabéns pelo post, pelo blog e pela luta!
    Este livro é realmente fantástico e eu sempre indico para os meus pacientes.
    Gostaria de compartilhar esse seu post no meu blog, estou escrevendo um texto sobre alimentação saudável e queria citar o livro, mas como você já fez a resenha, achei que seria legal só linkar você. Você permite?
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana! Esse livro é fantástico, super recomendo a todos que passaram pelo câncer ou querem adotar um estilo de vida saudável.... Por isso pode linkar ou reproduzir minha resenha...Claro que sim! Obrigada pelas palavras...

      Excluir