quinta-feira, 9 de maio de 2013

"A resposta está dentro de nós "- Revista super interessante de maio de 2013


          Muito bacana a revista super interessante sobre as novidades na abordagem  no estudo do câncer e quais as perspectivas futuras para o diagnóstico e tratamento.
           A medicina oriental e a homeopatia já preconizavam a abordagem dos indívíduos como um todo. E a revista traz a explicação evolutiva do surgimento do câncer, como parte de nós e desencadeado 10 % pela genética e 90% por fatores ambientais e as perspectivas no futuro são de diagnosticar vários tipos de câncer apenas com uma gota de sangue... Através das proteínas  específicas que ainda estão em estudo. Acredito que no futuro, surgirão  mais medicamentos específicos e com menos efeitos colaterais como o Herceptin
 (Trastuzumabe) que é um anticorpo monoclonal específico  para proteína Her 2, usado no tratamento de de  alguns tipos de câncer de mama.
          A reportagem também ressalta a importância da  mudança para hábitos mais saudáveis e o retorno do "reequilíbrio" das funções corporais para manutenção da saúde e dos mecanismos de imunidade para prevenir a rescidiva do câncer.  Dentre as pequenas atitudes recomendadas para ajudar a combater a doença:
1-Adote um cachorro- Ele ajudará a manter uma rotina e diminuirá o estresse.
2- Não fique muito tempo sentado- Nosso corpo foi feito para se movimentar.
3-Tome Vacina contra Gripe- Evita os desgastes imunológicos e inflamações recorrentes devido a gripes constantes.
4-Use sapatos confortáveis- Evita inflamações nas articulações e coluna.
5- Prefira  alimentos orgânicos e congelados-  Mantêm mais as propriedades nutricionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário