quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

São Francisco de Assis, os Animais e a Alegria Espiritual...


                 Se tem uma história de vida que sempre me encantou, é a de São Francisco de Assis.    Sempre acreditei que seu modo de vida, de contemplação à natureza, simplicidade e desapego, era a  verdadeira essência do cristianismo. 
                Quando era criança  assisti  o belíssimo filme "Irmão Sol , Irmã Lua " (  do diretor Franco Zeffirelli, 1972 ) , e a  idéia de um santo que  amava e respeitava todas as criaturas como seus irmãos , era fascinante. E dai em diante,  eu  passei a me sentir mais próxima a ele.
                Desde  a infância a minha vocação para cuidar dos animais falou mais alto, e estudei Medicina Veterinária por amor. E sempre que precisava interceder por meus amigos de patas, era a ele quem sempre recorria. Ele entenderia o valor de um abanar de cauda, de uma lambida de gratidão, de um coração puro e fiel que ama mais ao seu companheiro humano que a si próprio.
               E num dos momentos mais difíceis da minha vida, eis que chegava a mim um texto escrito por ele,    que foi o raio de sol que afastou todas as sombras daquele momento: Falava que a arma mais importante que podemos carregar, é a alegria espiritual. Alegria que muitas vezes o mundo quer nos roubar, mas é preciso nos  manter  firmes em nossos propósitos para fugir do mal da tristeza, e transcender à dor da alma.

             "A Alegria espiritual e seu louvor. O mal da tristeza.
              São Francisco garantia que o remédio mais seguro contra as mil armadilhas e astúcias do inimigo, era a alegria espiritual. Costumava dizer: " A maior alegria do adversário é quando pode roubar do servo de Deus o gozo do espírito. Carrega um pó para jogar nos menores meandros da consciência, para emporcalhar  a candura da mente e a pureza da vida. Mas quando os corações estão cheios de alegria espiritual, a serpente derrama à toa seu veneno mortal. Os demônios não conseguem fazer mal ao servidor de Cristo quando o  veem  transbordante  da santa alegria. Quem tem o ânimo choroso, desolado e triste é facilmente absorvido pela tristeza, ou então é levado a alegrias vãs.
               Por isso, o santo sempre tratava de viver no júbilo do coração, conservando a unção do espírito e o óleo da alegria. Evitava com todo cuidado a horrivel doença da tristeza, a tal ponto que era só sentir fraquejar um pouco e ele já corria a rezar. Dizia: Quando o servo de Deus se sente perturbado por alguma coisa, como acontece quase sempre, deve levantar-se quanto antes para rezar, e ficar firme diante do pai, até que  lhe devolva sua alegria salutar. Porque se a tristeza demorar muito,fará desenvolver-se o mal babilônico  que, se não for lavado pelas lágrimas, produzirá no coração uma ferrugem que vai ficar".
Esse texto foi retirado do livro "Viver com fé", que discutirei melhor no próximo post.

     A seguir uma cena  emocionante de "Irmão sol, Irmã lua", quando Santa Clara decide abandonar tudo e seguir a vida dos franciscanos:        
 

7 comentários:

  1. Ola, em uma pesquisa do Google exatamente dessa passagem encontrei seu blog e parabenizo por reproduzir estas belas palavras e esse aprendizado enorme que Cissa Guimarães nos traz pela santificada figura de S. Francisco de Assis. É uma lição valiosissima que deveria ser repassada diariamente, pois somente com ALEGRIA e FELICIDADE podemos superar todo e qualquer mal que a tristeza nos causa... Um espirito FELIZ é um espirito VIVO EM SUA PLENITUDE, pronto para enfrentar qualquer batalha e pronto para a vitória.

    Te convido a visitar meu blog, irei reproduzir este texto, mas há outros textos escritos por mim no intuito de abrir o coração e levar um pouco que seja de luz à quem estiver pronto a enxergá-la.

    grande abraço
    www.libertandopalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rangel, Bem vindo ao blog... Amo esse texto e a história de São Francisco e tenho por ele grande devoção.... fico feliz que tenha gostado do post... alegria é tudo!!!

      Excluir
  2. Olá, cheguei no seu blog pois estava procurando a oração de S. Francisco que assisti no programa da Cissa, e amei, suas palavras e lição de vida estão sendo um norte em minha vida, o mais engraçado nisso tudo é que moro no Condomínio São Francisco, no hall da minha casa tenho a Imagem dele, e não conhecia a oração...veio completar e num momento muito sensível da minha vida um grande beijo fica Com Deus e a paz do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andrea.. que bom que gostou!!é linda né?? obrigada pelas palavras

      Excluir
  3. As melhores e mais certas palavras são aquelas que tocam bem lá no fundo do nosso coração... Achei seu blog numa pesquisa pelo texto de São Francisco... Obrigada por essas palavras!

    ResponderExcluir
  4. Irmã estrela... adorei o blog... sou vegano pelo meu amor incondicional aos animais, todos eles, e devoto também de São Frncisco. A simplicidade, a conduta reta, a entrega ao Paz e a serena alegria e Felicidade constante... ah! Isso inspira muito minha vida.
    Não pude deixar de notar que passou por um tratamento de câncer, eu tenho visto muito isso acontecer... talvez seja Deus pedindo mais atenção nossa a Ele. Assim frequentemente vejo que nesta fase as pessoas se enchem de fé e auto-motivação... que cada vez mais pessoas possam encontrar isso sem precisar do câncer. Eu espero que você esteja bem! Feliz e transbordando o Amor de Deus em seu coração.
    Umas dicas que podem ajudar seu corpo - nada de origem animal, só o carinho mesmo. Carnes, leite, ovos são os principais alimentos do câncer (além dos corantes, conservantes, microondas, celular, açúcar, o ar do interior do carro quando ficou no sol - dioxina e por aí vai), mas os alimentos vem com um ingrediente que é muito ruim para nós bioquimicamente... a tristeza, o sofrimento e a dor que eles viveram antes de serem abatidos, ou por estarem sendo escravizados no confinamento para produzir leite e seus derivados e ovos... bom, a alimentação toda cozida também não ajuda, o ideal seria 80% crua (verduras, frutas, castanhas, legumes), o poder enzimático desses alimentos podem contribuir com seu sistema imunológico, além de serem ricos em antioxidantes... vale a pena! Seu corpo, os animais e a Natureza vão agradecer demais!!! ;) Perdão por ser tão intrometido... seja Feliz!!! Deus a abençoe

    ResponderExcluir