sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Meu caso clínico...e uma nova vida, cheia de comemorações!!!!


            Descobri o nódulo cedo. Eu já até havia percebido algo estranho naquela região, e a gravidez evidenciou um pequeno nódulo que era bem superficial , aderido à pele. Como ela não foi adiante, fui encaminhada à uma mastologista, que foi muito criteriosa, e pediu uma biópsia. O resultado foi fibroadenoma.
            Fibroadenoma é uma alteração benigna, muito comum. Decidimos retirá-lo pois como planejava uma nova gestação, poderia atrapalhar, ou voltar a crescer...a cirurgia foi ótima, e logo me recuperei e voltei às atividades normais. Na retirada de pontos, saiu o laudo histopatológico, e para nossa decepção, foi inconclusivo. Só dizia que havia uma lesão proliferativa e com atipias discretas dento dele. Como na maioria dos tumores malignos as alterações normalmente são "severas", imaginei que pudesse ser uma proliferação com atipias benignas, ou na pior das hipóteses , um carcinoma  in situ. Foi pedido uma Imunohistoquímica ( que resumidamente analisa as proteínas celulares  e características dos tecidos) ,
e constatou que as características celulares eram compatíveis com carcinoma ductal invasor.  pelas características ele era dependente de hormônios ( o que é bom para o prognóstico, pois respondem bem às hormonioterapias)  e com imunoexpressão Her 2 indefinido ( Os tumores Her 2 positivos tem características mais agressivas, mas hoje temos um tratamento com um anticorpo monoclonal específico para essa proteína).  Ainda precisarei fazer o FISH para confirmar.
         Imediatamente, comecei uma rotina louca de exames do estadiamento e marcamos uma nova cirurgia, em uma semana. E para que fosse possível , seria preciso reunir  quatro equipes médicas: mastologista, cirurgião plástico, medicina nuclear e patologistas.
         Nossa primeira vitória: Minha médica conseguiu marcar  para um feriado municipal, pois as agendas  de médicos e hospitais em dezembro estavam todas lotadas. E foi realizada a quadrantectomia (retirada do quadrante mamário) e retirada de linfonodo sentinela.  A reconstrução foi realizada no mesmo dia, e as incisões ficaram como numa redução mamária. A recuperação foi ótima, e no dia seguinte voltei para casa, já sem o dreno.
      E só precisei de antiinflamatório nos dois primeiros dias. depois consegui  controlar a dor com analgésico mais leve e arnica homeopática ( receitada pelo meu médico homeopata) e achei que fez grande diferença. Pois na biópsia fique com um hematoma enorme, que demorou quase um mês para sair , mesmo passando pomada específica diariamente. E nas cirurgias, não surgiram nem hematomas nem edemas
( inchaços). Foi tudo muito tranquilo.
       Após recebermos um diagnóstico assim, tudo passa a ser uma celebração, cada sucesso no tratamento, nos resultados... cada dia é uma nova vitória!
          Comemoramos os resultados posteriores: Não havia contaminação linfática e  nem na área excisada. Tudo limpo. Exames do estadiamento sem comprometimento.
          E   na semana do Natal, um verdadeiro milagre inesperado:  meu caso foi aceito por um hospital público para que fosse realizado o congelamento de óvulos!!!
          E foi realmente providencial, no período que teria entre a recuperação cirúrgica e a quimioterapia!!
          E vamos seguindo, cada passo superado será uma nova comemoração!!!

ps:  Vou fazer um post sobre os novos acessórios  de cabeça que ganhei...lindos!!! ( Futilidades também fazem parte da vida ...rs) em breve  aqui no blog....
         

2 comentários:

  1. Cíntia, só quem já esteve muito perto de uma situação dramática como essa consegue perceber a dimensão da vida. Sei que não é fácil enfrentar esse "pesadelo", mas ele passa. E com vc não vai ser diferente. Como vc própria diz, os milagres em sua vida já começaram a ocorrer... agora é esperar pelos outros.
    Paz e bem.
    Bjos.

    ResponderExcluir