domingo, 6 de outubro de 2013

Do que você tem medo?


        No início do ano passado, respondi uma enquete no meu blog de culinária, que tinha entre as perguntas a seguinte questão:- Qual seu maior medo? 
        E olha o que na época respondi:   
de ficar doente.
-  e de passar fome...desde pequena, tinha mania de querer levar lanchinhos pra todo lado...rsrs 

        E o que a gente faz quando o nosso maior medo se realiza? Para onde fugir? 
        Eu sempre tive muitos medos... E a gente se acostuma  a viver  assim ... Vejo que em um  ano eu comecei a sair da zona de conforto e superar muitos dos meus medos...  
       Tinha medo de hospital ,( até então, só tinha ido em Hospital  para nascer ou como acompanhante ) Medo de sentir fome ,( Nas primeiras quimioterapias, eu ficava até 3 dias sem conseguir me alimentar) ,  Medo de ter que depender dos outros ( durante as cirurgias, eu nem conseguia lavar o próprio cabelo, e precisei de muitas pessoas, da Edméia que lavava meu cabelo no salão, minha sogra que me fazia canjas e pudim, da minha amiga Dani que atendia no meu lugar no consultório , dos meus pais que me mantiveram financeiramente, e até de amigos e parentes que ajudaram em muitos momentos, e principalmente  do meu marido, que permaneceu sempre ao meu lado ).
       E eu tinha pavor de sentir dor, nem outro furo na orelha eu nunca fiz, só pra não sentir dor...( risos).... E em janeiro eu tive que fazer injeções em mim mesma, por 15 dias durante o congelamento de óvulos... e há uma semana, após um acidente de trabalho ( com bisturi ), acabei fazendo um corte profundo na própria mão esquerda... e precisava ser suturada, e como eu já tinha um material estéril reservado e fio, pedi pra minha amiga fazer pra mim.... mas ela tentou,  e disse: - Não consigo!  ... E eu na pressa, tomei da mão dela, e fiz o ponto... Pois é , eu não faço mais um furo na orelha , mas não penso duas vezes em suturar minha própria mão... (risos).... A vida nos obriga a ter coragem....
        Para qualquer paciente que já teve câncer, sempre haverá o medo da recidiva.... 
       Acho que o maior medo não é a morte ( pois ela é o destino inevitável de todos nós), mas a falta da qualidade de vida  e o sofrimento... Cada notícia de alguém que partiu pelo câncer , sempre nos lembra disso... Mas quantas pessoas também partem de problemas cardíacos, acidentes de trânsito, bala perdida, enfim... Cada um tem sua missão e tempo nesse mundo....Ao término do tratamento, temos que  aprender a conviver com esse medo....e por isso ,sempre peço em minhas orações : "Que meu medo nunca seja maior que minha fé..."  
        E vc, do que tem medo?
              
 


16 comentários:

  1. Lindo texto, Cintia! Muito verdadeiro isso tudo que escreveu. Mas, como bem já disse Guimarães Rosa, "o que a vida quer da gente é coragem". Passamos por momentos que nem nas horas mais pessimistas imaginaríamos viver e pra que serve isso tudo se não for para tirarmos lições de vida?
    Bjo grande.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza,a superação de um medo faz com que possamos evoluir, crescer e assim nos tornarmos mais fortes.... bjinhos, Rê!!!

      Excluir
  2. Texto fantástico! Um exemplo de vida! Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Amei o texto e um testemunho lindo de superação minha prima que tem cancer adora visitar o blog parabéns

    ResponderExcluir
  4. O meu cabelo era liso como de japonês e após a quimioterapia cresceu enrolado, bc avhs que ele volta ao normal? Faz 8 meses que fiz minha última quimioterapia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu voltou ao normal após 8-9 meses, mas não é uma regra... algumas pessoas voltam antes, outras depois....

      Excluir
  5. Fatima.
    Olá. Vagando pela net encontrei seu blog. Terminei a quimio já um mês. Vou fazer a rádio. Meu cabelo começou a crescer agora bem devagar. Mas sempre foi assim.
    Não sei se posso dizer que estou contente com seu texto mas ....estou sim. Você foi uma bênção de Deus nessa hora para mim.Estava começando a ficar deprimida, triste. Vi meus medos serem sentidos e descritos por você. Obrigada pelas palavras de fé e coragem. Deus lhe abencoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima ! Parabéns pelo término dessa etapa! Logo tudo será passado e a vida seguirá! O medo sempre nos acompanha mas com o tempo temos que aprender a lidar com esse sentimento, sem deixar que controle nossa vida ... Vai dar tudo certo ! bjinhos e obrigada por comentar

      Excluir
  6. Olá Cíntia. Tudo bem? Meu nome é Ivana e tem mais ou menos uns 7 meses que venho aqui no seu blog quase todos os dias ver suas fotos do seu cabelo crescendo. Rs... em julho do ano passado fui diagnosticada com câncer de mama, fiz mastectomia radical da mama direita, e 4 meses de quimio, meu cabelos caíram na primeira sessão e graças a Deus já estão crescendo, seguindo um ritmo muito parecido com as suas fotos. Vc fez algo muito importante para todos nós que passamos por isso, pois quase não achamos fotos e relatos do processo Pós Quimioterapia. Mas quero te fazer uma pergunta, se vc puder me responder. Quanto tempo após a quimio vc voltou a menstruar normalmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivana !!! Que bom que já terminou o tratamento e seu cabelo já está crescendo !!!! Fico feliz que o blog sejá útil !!! Eu também não encontrava muitas referencias de cabelos pós quimio então resolvi fazer o registro .Então , meu ciclo menstrual voltou 40 dias após a última quimioterapia, lembrando que fiz bloqueio com zoladex durante as quimios para preservar os ovários .... qualquer dúvida estou a disposição !!!!!!! bjinhos !!!!

      Excluir
  7. Os meus cabelos, parecem que estacionaram. Tem dias que não tenho vontade de nada é tanto cansaço, tenho sono, não sinto fome, sao tantas coisas. Obrigada por ver o seu relato me anima um pouco

    ResponderExcluir