terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Perdi um bebê e agora ??






                                ( Monumento à criança não-nascida-  Eslováquia)


         Resolvi abordar um  assunto que é um tabu, quase ninguém fala sobre isso, a maioria  das pessoas ignora completamente até passar por uma experiência semelhante, e quando acontece, quase nunca encontra  o suporte necessário.
         A perda de um filho na gestação é um assunto muito delicado, pois  para a sociedade  parece  algo comum que logo se resolve com uma nova gestação...
          Para o casal, são muitos sonhos expectativas e planos que se desmoronam de repente.
          E  para mãe,  é um filho, a dor emocional é dilacerante, e é necessário todo um processo de  luto para conseguir digerir a informação, e superar as lamentações e a revolta para  conseguir retomar a vida novamente.
          Não foi fácil ,  mas hoje consigo encarar com serenidade essa experiência, e  participo de um grupo que faz a acolhida de pessoas que estão passando por perdas recentes, para ajudá-las a transcender a dor , acalmar o coração e viver um dia de cada vez...
          
-Para as pessoas que estiverem passando por isso:

-Primeiro: chore o quanto for necessário. Dói, dói muito...  E vc tem o direito de chorar para lavar a alma de todos esses sentimentos...Tire uns dias de folga do trabalho, cancele os compromissos sociais de imediato.

-Em seguida, respire... desculpe mas não vou mentir dizendo que essa dor vai desaparecer, não irá... mas com o tempo  ela se acalma, e  com o tempo você irá aprender a conviver com ela... é preciso devagar abrir um espaço em seu coração para que a alegria novamente venha fazer parte da sua vida.

-Tente acolher a dor sem revolta . Por mais difícil que seja, tente não direcionar suas energias para a raiva e questionamentos  que não trarão seu bebê de volta. Não se culpe... Essas coisas simplesmente acontecem... e vc não está sendo punida... Se tiver uma religião, recorra a ela nesse momento para um suporte espiritual que acalme e renove as esperanças.

- Converse com seu médico, siga as orientações, e antes de engravidar imediatamente, saiba que além da recuperação física, é necessária a recuperação emocional do casal. Não tenha vergonha de reconhecer que precisa de ajuda, procure um profissional como terapeuta ou psicólogo se não conseguir lidar com seus sentimentos ao longo dos dias.

- Retome devagar sua rotina, as pequenas coisas que te fazem feliz, cuide de você, priorize a sua felicidade e bem estar, tire o foco da sua vida da gravidez.  Essa atitude diminuirá o stress e a angústia, e consequentemente, mesmo que seu objetivo seja uma gravidez imediata, ela acontecerá de forma serena e  tranquila. 

- Converse com seu companheiro: Homens tem forma diferente de lidar com os problemas, enquanto nós mulheres temos necessidade de conversar, eles preferem se calar e tem mais dificuldade para falar sobre sentimentos.  Lembre-se que não foi só você que perdeu um filho, ele também sofreu  com a perda.

- Existem grupos de ajuda, em que pode falar sobre seus sentimentos e encontrar o acolhimento por pessoas que passaram pelo mesmo processo.  Esse aqui é uma comunidade aberta , e esse outro é um grupo  fechado no facebook de mulheres que perderam seus bebês.

Se alguém que você conhece estiver passando por isso:

- Se possível, já converse com a família, pessoas do trabalho e de maior contato, para contar o que aconteceu e evitar mal entendidos e saias justas.

- Não a convide para chás de bebês, para ver coisas de bebês e conhecer um bebê que nasceu... se a perda foi recente ela ainda vai estar fragilizada, compreenda e respeite sua dor.

- Guarde as coisas do bebê... leve para outra casa, dê para alguém, enfim, tire da vista da mãe.

- Fique do lado dela e diga somente que sente muito pela sua perda, que está alí para o que precisar, não tente justificar o que aconteceu, nem dizer que foi melhor assim... ( até pode ser, mas para ela , naquele momento não é...)

-Não fale jamais  nada do gênero: 

- Ah isso é normal....
- O que vc fez para perder o bebê?
- Era um bebê com defeito...
- Nem era um bebê ainda, vc nem sentiu mexer, nem pegou no colo...
- Logo vc engravida de novo  e nem vai lembrar desse que perdeu....
- Foi  Deus que quis assim...

- E principalmente,  tenha paciência, é um período difícil para qualquer mulher e ela precisa de todo apoio possível.                         

5 comentários:

  1. Amiga lindo seu post! Falou tudo, fiz tudo isso! Lamentavel! Mas estou levando minha vida a frente! Deus tem me ajudado! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cintia, lindas suas palavras. Realmente isso é tudo o que sentimos neste momento tão difícil. Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Cintia, lindas suas palavras. Realmente isso é tudo o que sentimos neste momento tão difícil. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Olá Clarisse! Seja bem vinda!!! Sinto muito por sua perda... realmente não é um processo fácil, só quem passou sabe como é.... no que precisar, conte comigo!!!

    ResponderExcluir