Devido a turbulência dos últimos tempos, ainda não tive tempo para contar sobre o nascimento de Alice e como foi esse período até sua vinda para casa .
A gestação estava normal até por volta da 29-30 semanas, quando foi detectado que estava com Oligodramnia ( baixa de líquido aminiótico ) e que ela estava com restrição de crescimento fetal (RCF), devido ao mal funcionamento da placenta. As artérias que levavam fluxo para a bebê, não estavam conseguindo cumprir seu papel adequadamente. Dai já sabíamos que devido a esse quadro, a gestação teria que ser interrompida antes do tempo... Entrei em repouso e comecei a ter ter monitoramento semanal, além de tomar corticóides para maturação pulmonar, e assim, tentaríamos manter o máximo de tempo possível.
No entanto, na semana seguinte, quando fui fazer o ultrassom com 31 semanas , percebi que a médica estava com lágrimas nos olhos, pois as condições pioraram drasticamente: a artéria umbilical estava em diástole zero, o que significa que o fluxo estava praticamente interrompido. Saí de lá imediatamente para o consultório do meu médico e em seguida para o hospital, onde fiquei internada para monitoramento por 2 dias, e assim pude tomar a segunda dose de corticóide, e fazer ultrassom com doppler todos os dias para avaliar a vascularização.
No segundo dia, o ultrassonografista perguntou se eu entendia o que estava acontecendo, pois me achou muito calma, pois qualquer outra pessoa estaria em desespero. Respirei fundo e disse: - Olha, já passei por um tratamento oncológico e essa gestação é um milagre, se tem uma coisa que aprendi é que se desesperar não adianta nada...pois quando a gente tem uma esperança, temos que nos apegar a ela... Ele desfez a expressão séria, sorriu e disse: -Você está certa!
Naquele dia mesmo foi feita a cesariana, e Alice nasceu no dia 05/02/15, com 1,135kg ; 39 cm, e Apgar 9 ( meu orgulho!) não precisou ser entubada, nem de respirador! Nem acreditei que uma prematura tão pequena pudesse nascer gritando tão alto! tão bravinha! As enfermeiras e a pediatra diziam: -Nossa que menina brava!! (risos)
Alice foi direto para UTI neonatal , onde permaneceu por 12 dias, e em seguida foi para UCI neonatal até completar 40 dias e alcançar os 2 kg quando recebeu a alta pra casa. Ela comemorou 1 mês no hospital:
Esse período ficará para sempre em minha memória, como mais uma fase de crescimento pessoal , em que fiz várias amizades , aprendi com várias histórias de vida, e pude conviver com profissionais enfermeiras e médicos comprometidos e atenciosos com nossos bebês... Por isso só tenho a agradecer, por mais uma vez colocar anjos em nossos caminhos e pela bênção de poder levar nossa princesinha ruiva pra casa:
Algumas pessoas me enviaram questionamento sobre se o que aconteceu com a gestação de Alice se teria haver com o tratamento oncológico, mas não foi encontrada nenhuma causa...conheci várias amigas que tiveram gestações pós tratamento, e não tiveram nada desse tipo. E na UTI conheci outras mulheres que tiveram o mesmo tipo de alteração na gestação sem qualquer histórico de tratamento de câncer....
Cíntia, parabéns pela linda história que é a sua vida! Conheci seu blog e me emocionei muito, me fez refletir muita coisa. Essa é a primeira vez que deixo um comentário em uma página, mas não tive como evitar. Dessa vez, não.
ResponderExcluirDo fundo do meu coração, desejo-lhe felicidade e luz. Que Deus abençoe cada passo seu e da sua pequena Alice. Mais uma vez, parabéns!
Olá Vivi! Muito obrigada pelo comentário e pelas palavras, seja bem vinda!!!
ExcluirCìnthia querida eu me emocionei á cada palavra sua ,sei como é correr para fazer um parto..davi o meu pequeno rei nasceu prematuro desde os seis meses ele ja dava sinais que iria nascer ,quis nascer com 6 meses mas com o uso de alguns medicamentos conseguimos retardar para 7 meses,Davi nasceu com 2,100 e 43 cm pequerrucho eu acotumada com um bebe de 4 kilos como o biel ,ao pegar o pequeno davi senti toda diferença ,as roupas cão cabiam nele mesmo as roupas de premnaturos ou RN ficavam enormes ,as meias dançavam e não paravam no pezinho dele .Muito calmo e na hora de dormir tremendamente nervoso,descobrimos no hospital que crianças prematuras costumam não dormir com roupas ,davi não ficou em encubadora ,não teve problemas que o levassem á um tratamento especial ,apenas o leite que tinha que ser especial porque eu tive infecção hospitalar e tive que voltar ao hospital ...ficou 3 meses sem mamar em meu seio devido so remedios que eu tomei mas Deus foi maravilhso comigo eu fazia estimulação todos os dias durante 3 meses e meu leite não secou,ele mamou no seio até os 7 meses .Hoje é lindo ,grande e forte ..criança prematura é como eu digo ,uma criança que é um grude com a mãe por toda a vida ,o grude mais gostoso deste mundo..parabens pela pequena benção que chegou para alegrar a sua vida querida .Que Deus abençoe grandemente esta pequena e grande vencedora que é a Alice.Quando alguem me pergunta porque o davi nasceu prematuro eu digo o seguinte ,é que ele quis abraçar a mamãe antes de todos .Muitas vezes as crianças vem prematuras sem explicação como foi o meu que tentou nascer desde os 6 meses ...sua pequena é linda parabens...Seja bem vinda querida Alice.
ResponderExcluirOlá Sadhia querida!!!!Obrigada por compartilhar como foi o nascimento do seu Davi ! realmente eles são surpreendentes, o que não tem em tamanho ,compensam em esperteza!!! são verdadeiras bênçãos em nossas vidas !!!
ExcluirParabéns pela princesinha, ela é realmente mto linda, é um milagre e uma bênção em sua vida!!
ResponderExcluirEu tbm estou lutando contra um câncer de mama e gostaria mto de poder ter um outro bebê, tenho 31 anos e tenho um príncipe de 2 a ninhos q é a minha alegria, é o sorriso q recebo dele todos os dias q renova as minhas forças e vai fazer eu superar td isso.
Parabéns por td!
Cintia, que prazer assistir mais esta conquista....
ResponderExcluirTe acompanho desde o inicio, quando também fui diagnosticada com CA.
Lutei com todas as forças e hoje estou curada, muito bem de saúde e muito feliz.
Sigo com o tamoxifeno e em Setembro completo minha 8ª aplicação de zoladex.
Tenho 32 anos e sonho em engravidar.
Meu onco diz que quando completarmos os 5 anos de tamoxifeno e estando tudo sob controle, podemos dar uma pausa na hormoterapia para tentar engravidar.
Confio muito em Deus e tenho certeza que conseguirei, assim como você.
Parabens por esta dádiva.. Que Deus abençoe a sua vida, a vida da Alice e de toda a sua familia.
Tenho muita admiração pela sua força e agradeço por compartilhar os seus momentos de evolução.
Um enorme beijo no seu coração,
Mariana Bonazzi