segunda-feira, 20 de maio de 2013

Todos os cães merecem o céu...





     Há 9 anos atrás, o pessoal da ONG que eu atendia, levou uma labradora que tinha sido atropelada, e ao tentar fazer um curativo rápido, inesperadamente levei uma lambida no rosto.... Foi amor à primeira lambida...ela ficou comigo para fazer os curativos seguintes e acabamos adotando-a,  teve 7 "presentinhos" dois meses depois, e quando casei, ela veio formar minha família... Ela se chama "Mel", mas a chamamos carinhosamente de "Marmota", porque é uma figura canina ...Ela é nosso "Marley"... esteve conosco nos bons e maus momentos, e é  um exemplo de dedicação e companheirismo.
     Ás vezes os anjos vêm em forma de amigos de patas, com focinhos de bolinha e coração puro, já nascem amando incondicionalmente, por isso não precisam passar tanto tempo nesse mundo...
      Há um ano atrás, eu operei uma massa que surgiu na região mamária e logo depois veio o resultado do histopatológico confirmando que era um tipo bem agressivo de tumor, e que as expectativas máximas de vida para um cão pequeno, eram de 6 meses. Ainda não se sabe o porquê, mas os cães de porte grande costumam sobreviver por bem menos tempo. E já se foi 1 ano, parece pouco, mas 1 ano na idade de um cão de grande porte com esse diagnóstico é muito tempo, equivalente a 6-7 anos nossos. E ela não teve rescidiva, mas ao levá-la essa semana  para uns exames, soube que não terá muito tempo mais conosco.
     Tenho tentado me preparar para quando acontecer, sentirei saudades, mas nunca tristeza,  pois somos  muito felizes  juntos!!!Eu olho pra ela e ainda vejo que ela quer viver, quer estar conosco...  Ela fica ao meu lado depois de cada quimioterapia... meu marido teve uma gripe semana passada e a "enfermeira" canina estava ao seu lado, sempre pronta para uma lambida curativa....(risos) E por isso  faremos o possível para  que ela tenha qualidade de vida  e seja muito amada enquanto estiver conosco...
     Olha só a figurinha em ação:



Atualização: Minha filha "canina" virou estrelinha no ultimo domingo... Foi muito feliz enquanto esteve conosco e cumpriu com louvor sua  missão...minha sobrinha de 5 anos me pediu para ficar tranquila, pois já pediu para Deus que enviasse um Anjo "Grande e Rápido" para que cuidasse dela...

domingo, 19 de maio de 2013

A estação - Reflexões sobre Perdas...




       Quando tinha 15 anos,  encantei -me com esse trecho do livro " O Mundo de Sofia": " Somos deixados num mundo maravilhoso, encontramo-nos aqui com outras pessoas, somos apresentados uns aos outros e caminhamos juntos durante algum tempo. Depois nos separamos e desaparecemos tão rápida e inexplicavelmente quanto surgimos.."
        Durante a vida, passamos por muitas situações em que nem sempre acontece o que planejamos... Desde  as pequenas frustrações  até  perdas relevantes de um animal de estimação, de um grande amor,  de um amigo,  familiar ou  a separação de alguém muito querido....  São experiências  necessárias que nos ensinam  a  lidar com   perdas.
        É um processo doloroso, mas natural... Cada um tem seu tempo nesse mundo, podemos seguir juntos por um tempo e  após  cumprirmos nossa missão , seguimos  na nossa  estação... simples assim, só que não...Somos humanos e seres dotados de apego, achamos que tudo é nosso, o que dificulta nossa evolução... Ao perceber que nada é nosso, e tudo nos é confiado nesse mundo, tira  a  visão de "posse" e  nos traz o entendimento que os laços de amor e amizade são para sempre... para além desse plano. E que o amor e atenção  que damos a alguém  nunca  é disperdiçado ou em vão.
   Não importa a perda pela qual você passou , se continua por aqui, sua missão ainda não terminou. Tente reunir todos os seus recursos internos e proseguir da melhor forma possível. E lembre-se que  vai chegar o dia em que a dor vai virar saudade... e a vida continua e sempre nos dá a chance de recomeçar...

 

quinta-feira, 9 de maio de 2013

"A resposta está dentro de nós "- Revista super interessante de maio de 2013


          Muito bacana a revista super interessante sobre as novidades na abordagem  no estudo do câncer e quais as perspectivas futuras para o diagnóstico e tratamento.
           A medicina oriental e a homeopatia já preconizavam a abordagem dos indívíduos como um todo. E a revista traz a explicação evolutiva do surgimento do câncer, como parte de nós e desencadeado 10 % pela genética e 90% por fatores ambientais e as perspectivas no futuro são de diagnosticar vários tipos de câncer apenas com uma gota de sangue... Através das proteínas  específicas que ainda estão em estudo. Acredito que no futuro, surgirão  mais medicamentos específicos e com menos efeitos colaterais como o Herceptin
 (Trastuzumabe) que é um anticorpo monoclonal específico  para proteína Her 2, usado no tratamento de de  alguns tipos de câncer de mama.
          A reportagem também ressalta a importância da  mudança para hábitos mais saudáveis e o retorno do "reequilíbrio" das funções corporais para manutenção da saúde e dos mecanismos de imunidade para prevenir a rescidiva do câncer.  Dentre as pequenas atitudes recomendadas para ajudar a combater a doença:
1-Adote um cachorro- Ele ajudará a manter uma rotina e diminuirá o estresse.
2- Não fique muito tempo sentado- Nosso corpo foi feito para se movimentar.
3-Tome Vacina contra Gripe- Evita os desgastes imunológicos e inflamações recorrentes devido a gripes constantes.
4-Use sapatos confortáveis- Evita inflamações nas articulações e coluna.
5- Prefira  alimentos orgânicos e congelados-  Mantêm mais as propriedades nutricionais.