sábado, 26 de janeiro de 2013

Meu Dilema...


      Fui  na minha primeira consulta com o oncologista,  na quarta-feira , e vivi um dia normal  antes de tudo acontecer: acordei cedo, fui para o consultório com minha amiga D., fiz uma pequena correção cirúrgica, ajudei atender outros pacientes... e a tarde fomos no médico, levando aquele "pequeno pacote" com todos os exames, cheguei e nervosa, falando sem parar, com uma lista de perguntas, fui colocando os exames a medida que ia dando sequência à história.... minha amiga falou que a expressão do médico foi mudando....
       Olhou intrigado para os laudos histopatológicos e falou que como não tiveram conclusão, não se poderia afirmar apenas  no imunohistoquímico que era um carcinoma invasor!!! Poderia ser um carcinoma in situ pelas proteínas e anticorpos avaliados.  na hora fiquei tão passada que nem ouvia mais nada...  fomos buscar todo material e tudo será refeito  por outro patologista!!! Voltamos ao ínicio .
       Pois como ele me disse, não pode dar um protocolo sem ter certeza do que é. E eu também quero ter a certeza que estou fazendo o que é melhor para mim né?
       Já estou preparada para a pior possiblibidade. O que vier é lucro.        
       Depois  do diagnóstico, muita coisa mudou em mim, ontem mesmo enquanto minha amiga  contava que levou outra amiga dela para o hospital com um enorme abcesso e quando o médico deu um "pique" teve drenagem de todo conteúdo, falei  toda feliz : Nossa, mas que sorte!!!
       A noite conversei com outra amiga que constatou: -Nossa nunca desejei para alguém que tivesse um carcinoma in situ.... kkkkk
       Pois é, depois da notícia,  nossos conceitos mudam.... e nesse contexto hoje fui lavar o cabelo e vi que o xampu estava acabando, fiquei naquele dilema :  E daí, compro mais xampu?
       E qual será o destino da minha peruca?? - a seguir nos próximos capítulos....
       Vamos que vamos...
        beijos  e até mais.....
     

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Sugestões de como usar lenços para cabeça...


          Como futilidades também fazem parte da vida ....  Encontrei esse vídeo no youtube, o canal é todo sobre amarrações de lenços na cabeça, um mais lindo e criativo que o outro:
Para acessar o canal, clique aqui.
Esse especificamente é sobre como "incrementar " os lenços: Adorei!!

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Começando a me preparar... Consulta homeopática e meus novos assessórios ....


              Comecei a me preparar para os procedimentos seguintes. Amanhã tenho minha primeira consulta com o oncologista.  Hoje fiz uma consulta com meu homeopata para fazer um "suporte " durante o tratamento quimioterápico. Sempre respondi muito bem à homeopatia, e sempre evitei tomar medicamentos desnecessariamente. Minhas recuperações cirúrgicas foram surpreendentes e acredito que  nessa fase conseguirei suportar melhor os sintomas e me manter estável emocionalmente.
                Ontem organizei meus novos "acessórios" que me acompanharão de agora em diante, durante o tratamento:

Meus lenços:



 Meu chapéu novo:


         
E até meu novo "cabelo": todo trabalhado nas mechas e com esse lindo caimento: (cabelo natural, morra de inveja...kkkkk)

É isso por enquanto, depois volto com as "novidades"...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Meu caso clínico...e uma nova vida, cheia de comemorações!!!!


            Descobri o nódulo cedo. Eu já até havia percebido algo estranho naquela região, e a gravidez evidenciou um pequeno nódulo que era bem superficial , aderido à pele. Como ela não foi adiante, fui encaminhada à uma mastologista, que foi muito criteriosa, e pediu uma biópsia. O resultado foi fibroadenoma.
            Fibroadenoma é uma alteração benigna, muito comum. Decidimos retirá-lo pois como planejava uma nova gestação, poderia atrapalhar, ou voltar a crescer...a cirurgia foi ótima, e logo me recuperei e voltei às atividades normais. Na retirada de pontos, saiu o laudo histopatológico, e para nossa decepção, foi inconclusivo. Só dizia que havia uma lesão proliferativa e com atipias discretas dento dele. Como na maioria dos tumores malignos as alterações normalmente são "severas", imaginei que pudesse ser uma proliferação com atipias benignas, ou na pior das hipóteses , um carcinoma  in situ. Foi pedido uma Imunohistoquímica ( que resumidamente analisa as proteínas celulares  e características dos tecidos) ,
e constatou que as características celulares eram compatíveis com carcinoma ductal invasor.  pelas características ele era dependente de hormônios ( o que é bom para o prognóstico, pois respondem bem às hormonioterapias)  e com imunoexpressão Her 2 indefinido ( Os tumores Her 2 positivos tem características mais agressivas, mas hoje temos um tratamento com um anticorpo monoclonal específico para essa proteína).  Ainda precisarei fazer o FISH para confirmar.
         Imediatamente, comecei uma rotina louca de exames do estadiamento e marcamos uma nova cirurgia, em uma semana. E para que fosse possível , seria preciso reunir  quatro equipes médicas: mastologista, cirurgião plástico, medicina nuclear e patologistas.
         Nossa primeira vitória: Minha médica conseguiu marcar  para um feriado municipal, pois as agendas  de médicos e hospitais em dezembro estavam todas lotadas. E foi realizada a quadrantectomia (retirada do quadrante mamário) e retirada de linfonodo sentinela.  A reconstrução foi realizada no mesmo dia, e as incisões ficaram como numa redução mamária. A recuperação foi ótima, e no dia seguinte voltei para casa, já sem o dreno.
      E só precisei de antiinflamatório nos dois primeiros dias. depois consegui  controlar a dor com analgésico mais leve e arnica homeopática ( receitada pelo meu médico homeopata) e achei que fez grande diferença. Pois na biópsia fique com um hematoma enorme, que demorou quase um mês para sair , mesmo passando pomada específica diariamente. E nas cirurgias, não surgiram nem hematomas nem edemas
( inchaços). Foi tudo muito tranquilo.
       Após recebermos um diagnóstico assim, tudo passa a ser uma celebração, cada sucesso no tratamento, nos resultados... cada dia é uma nova vitória!
          Comemoramos os resultados posteriores: Não havia contaminação linfática e  nem na área excisada. Tudo limpo. Exames do estadiamento sem comprometimento.
          E   na semana do Natal, um verdadeiro milagre inesperado:  meu caso foi aceito por um hospital público para que fosse realizado o congelamento de óvulos!!!
          E foi realmente providencial, no período que teria entre a recuperação cirúrgica e a quimioterapia!!
          E vamos seguindo, cada passo superado será uma nova comemoração!!!

ps:  Vou fazer um post sobre os novos acessórios  de cabeça que ganhei...lindos!!! ( Futilidades também fazem parte da vida ...rs) em breve  aqui no blog....
         

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Pesadelos ao contrário...e revendo conceitos....

Foto: E porque não? #SP http://bit.ly/QE6jXA

      Acho que todo mundo já teve aqueles pesadelos terríveis, em que acordamos aliviados por ter sido só um sonho ruim... pois  ultimamente tive pesadelos ao contrário... pois sonho que está tudo bem, que não tenho nada, mas  acordo e  lembro que sim, apesar de nem parecer... sou uma paciente oncológica.
    Acho que nunca tive que rever tantos conceitos quanto agora... e  vejo isso como um ponto positivo: rever valores,  julgamentos, e sentimentos em relação aos outros e a nós mesmos... somos catapultados  da zona de conforto... #menteinquieta
    E nesse contexto por que não começar pela sobremesa? Por que não mudar de caminho? Por que  não provar novos sabores, sentir novos perfumes, e viver novos sentimentos?  Não custa tentar...:-)

"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo. 

Morre lentamente quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar. 


Morre lentamente quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajetos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece. 


Morre lentamente quem faz da televisão o seu guru. 


Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos. 


Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos. 


Morre lentamente, quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante. 


Morre lentamente, quem abandona um projeto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe. 


Morre lentamente..."


Martha Medeiros 

 



quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

São Francisco de Assis, os Animais e a Alegria Espiritual...


                 Se tem uma história de vida que sempre me encantou, é a de São Francisco de Assis.    Sempre acreditei que seu modo de vida, de contemplação à natureza, simplicidade e desapego, era a  verdadeira essência do cristianismo. 
                Quando era criança  assisti  o belíssimo filme "Irmão Sol , Irmã Lua " (  do diretor Franco Zeffirelli, 1972 ) , e a  idéia de um santo que  amava e respeitava todas as criaturas como seus irmãos , era fascinante. E dai em diante,  eu  passei a me sentir mais próxima a ele.
                Desde  a infância a minha vocação para cuidar dos animais falou mais alto, e estudei Medicina Veterinária por amor. E sempre que precisava interceder por meus amigos de patas, era a ele quem sempre recorria. Ele entenderia o valor de um abanar de cauda, de uma lambida de gratidão, de um coração puro e fiel que ama mais ao seu companheiro humano que a si próprio.
               E num dos momentos mais difíceis da minha vida, eis que chegava a mim um texto escrito por ele,    que foi o raio de sol que afastou todas as sombras daquele momento: Falava que a arma mais importante que podemos carregar, é a alegria espiritual. Alegria que muitas vezes o mundo quer nos roubar, mas é preciso nos  manter  firmes em nossos propósitos para fugir do mal da tristeza, e transcender à dor da alma.

             "A Alegria espiritual e seu louvor. O mal da tristeza.
              São Francisco garantia que o remédio mais seguro contra as mil armadilhas e astúcias do inimigo, era a alegria espiritual. Costumava dizer: " A maior alegria do adversário é quando pode roubar do servo de Deus o gozo do espírito. Carrega um pó para jogar nos menores meandros da consciência, para emporcalhar  a candura da mente e a pureza da vida. Mas quando os corações estão cheios de alegria espiritual, a serpente derrama à toa seu veneno mortal. Os demônios não conseguem fazer mal ao servidor de Cristo quando o  veem  transbordante  da santa alegria. Quem tem o ânimo choroso, desolado e triste é facilmente absorvido pela tristeza, ou então é levado a alegrias vãs.
               Por isso, o santo sempre tratava de viver no júbilo do coração, conservando a unção do espírito e o óleo da alegria. Evitava com todo cuidado a horrivel doença da tristeza, a tal ponto que era só sentir fraquejar um pouco e ele já corria a rezar. Dizia: Quando o servo de Deus se sente perturbado por alguma coisa, como acontece quase sempre, deve levantar-se quanto antes para rezar, e ficar firme diante do pai, até que  lhe devolva sua alegria salutar. Porque se a tristeza demorar muito,fará desenvolver-se o mal babilônico  que, se não for lavado pelas lágrimas, produzirá no coração uma ferrugem que vai ficar".
Esse texto foi retirado do livro "Viver com fé", que discutirei melhor no próximo post.

     A seguir uma cena  emocionante de "Irmão sol, Irmã lua", quando Santa Clara decide abandonar tudo e seguir a vida dos franciscanos: